CONDOMINIO VILARES

Projeto Horta Comunitária - Condomínio Vilares

O projeto da horta comunitária surgiu com a iniciativa de alguns condôminos que viram neste projeto a oportunidade de desenvolvimento do senso de coletividade e social, benefícios para com a saúde através do consumo alimentos sem agrotóxicos, reaproveitamento dos restos orgânicos, projetos educativos e etc.

O início do projeto

Iniciou-se um projeto piloto com a formação de um grupo em 21/04/2021 e com a criação do piloto pretendeu-se fazer todos os ajustes necessários para viabilização antes de abrir para a participação dos demais condôminos que tiverem interesse.

O projeto visa também atender a Lei 10.501, de 8 de abril de 2019 que proíbe que a totalidade de resíduos orgânicos produzidos por condomínios residenciais e comerciais, por exemplo, sejam encaminhados a aterros sanitários ou incinerados.

Sobre o espaço​

O espaço escolhido para a realização da horta seria o terreno ao lado do pet-place e procurou-se realizar o mínimo de investimento reaproveitando para a construção das leiras e do deposito madeiras doadas de resto de obras e reciclagem de outros materiais.

Benefícios para os Condôminos

O projeto traz vários benefícios para todos os condôminos e não somente aqueles que estarão diretamente como voluntários trabalhando na manutenção da horta.

Segue abaixo alguns exemplos.

Redução de Custo

Com a implantação da horta deixaremos de ter um custo mensal de limpeza do terreno. Custo este que será revertido em benefícios para o local ou para outros serviços no condomínio.

.

terapia através do manejo da horta

É comprovado que contato com as plantas e com a terra trazem benefícios a saúde, o que é muito importante principalmente nesta fase de isolamento devido a pandemia.

WORKSHOPS/oficinas

Os condôminos, mesmo os que não são voluntários na manutenção da horta, poderão participar dos projetos que serão realizados como Workshops para o ensino sobre o manejo e cultivo de uma horta em suas residências com incentivo recebendo mudas produzidos na horta

Integração entre moradores

O projeto da horta comunitária irá proporcionar através das atividas e outros projetos derivados dele uma maior integração entre os moradores.

adequação à Lei 10.501

O projeto da horta comunitária é um primeiro passo para adequação do condomínio a Lei 10.501, de 8 de abril de 2019 que proíbe que a totalidade de resíduos orgânicos produzidos por condomínios residenciais e comerciais sejam encaminhados para aterros sanitários.

Regras de Uso

  • Todos os moradores poderão ter acesso a horta comunitária

    Mesmo aqueles que não participam colaborando com a manutenção da horta poderão frequentar a horta seja para os projetos ou para acessar o canteiro de ervas o qual não terá restrição para consumo.

  • O plantio será feito de acordo com as datas e locais pré estabelecidos.

    As mudas serão plantadas observando as datas e espaços previamente reservados determinados pelo grupo de coordenção do projeto.

  • Dúvidas ou sugestões devem ser levadas aos coordenadores do projeto.

    As sugestões serão analisada pelo grupo de coordenação do projeto o qual irá avaliiar a viabilidade de implatantação.

  • Produção da horta e distribuição

    Devido ao pouco espaço e produção reduzida de produtos, a horta atenderá primeiramente aos voluntários que dedicarão tempo na manutenção e cultivo podendo outros condôminos se beneficiarem quando haver disponibilidade.

  • Proibido a presença de animais

    Não será permitidade a entrada de animais como cachorros ou gatos por exemplo.

  • Somente moradores do condomínio poderão participar da hora comunitária

    Não será portanto permitido que não moradores participem do projeto. Somente será aberto exceção para a participação nos projetos educacionais e oficinas desde que convidado e acompanhado por um condômino.

Para participar basta se inscrever no formulário clicando no botão abaixo e aguardar o contato da coordenação do projeto.

Coordenadoras do projeto

Viviane

quadra 09
casa09

Sueli

quadra04
casa 04

Colaboram com o projeto

Teresa (Q6C11), Luciana (Q21C6), Virginia (Q7C3), Valeria, Carim (Q19C1), Samantha (Q21C09)

Envie suas sugestões

    Galeria